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Blog da Talentcomms

Aqui compartilhamos nossos insights, opiniões e paixões.

Posts mais recentes:

Por Thais Aguiar 08 abr., 2024
Por Thais Aguiar
O que você faz com talentos que não contrata
Por Davi Pacheco 22 nov., 2023
Reputação, marketing, contratações futuras mais assertivas, não importa os motivos, e eles são muitos: deixar talentos ao marasmo das listas infinitas do ATS, sem se comunicar com eles, é um erro que sua marca empregadora não pode cometer.
Profissionais de comunicação interna e employer branding trabalhando
Por Thais Aguiar 21 nov., 2023
Até pouco tempo, se pensava em EB apenas quando se falava em atração de talentos. Agora, quanto mais avançamos, mais fica nítido a relação entre o Employer Branding e a Comunicação Interna.
06 set., 2023
Aviso às não-techs: aproveitem para fortalecer suas marcas empregadoras com pesquisas de EVP e estratégias de Employer Branding. Depois de tanta disputa pelos talentos techs do mercado, as empresas techs já dispensaram mais de 200 mil profissionais apenas em 2023, segundo o TechCrunch . Mas a batalha por talentos não chegou ao fim. A diferença é que agora as não-techs estão disputando com outras não-techs, porque finalmente chegou a hora dessas empresas executarem a promessa da transformação digital. Uma matéria da Exame afirma que o setor que mais busca techs no momento é o agronegócio. Outros setores buscando profissionais tech incluem saúde, FMCG (fast moving consumer goods) e BFSI (banking, financial services, insurance), hotelaria, engenharia, educação, entre outros. Se por um lado tudo leva a crer que, por estarem desempregados, talentos techs estarão mais abertos para aceitar uma proposta não-tech, eles continuam com a faca e o queijo na mão. É possível que tenham até mais escolha do que antes, agora que outros leques se abriram. Mas as empresas não-techs terão que correr atrás. Techs estão acostumados com uma experiência de trabalho diferenciada, e o cenário da pandemia trouxe ainda mais liberdade para quem já era livre. Hoje, para a grande maioria dos talentos techs, trabalho presencial full time, nem pensar! Portanto, este é o momento das não-techs se prepararem para as batalhas de atração que já estão acontecendo no mercado. Reunimos aqui algumas dicas: Encomende uma pesquisa de EVP que leve em consideração o espírito do momento: techs que recém-passaram por layoffs vs grande oferta de não-techs. Faça um estudo de personas que inclua profissionais tech de diferentes áreas e perfis. Faça um diagnóstico da jornada e da experiência de trabalho à luz do EVP e das personas de profissionais tech e transforme o que tiver que transformar, muito rápido, para não perder oportunidades de contratação e estabelecer a credibilidade da marca empregadora. Incorpore o mindset de Growth Marketing para a sua estratégia de Atração e Retenção, com ações cuidadosamente pensadas para cada fase do funil: de Awareness a Recomendação. Desenvolva e execute Employer Branding do jeito que tem que ser: com alinhamento total entre Comunicação interna e Comunicação para atração. Empresas não-tech que conseguirem se estruturar rapidamente para atrair esses talentos serão mais competitivas. O apelo deste artigo da Fast Company é claro: este é o momento das não-techs adotarem estratégias de atração agressivas e certeiras. Se quiser bater um papo sobre o tema, entre em contato!
Homem branco com o celular na mão andando na cidade
21 jul., 2023
Como ajudar a sua empresa a atrair, reter e engajar os talentos que ela precisa para fazer a estratégia acontece? O trabalho de gestão da marca empregadora (ou Employer Branding), começou a ser mais difundido no Brasil nos últimos anos. Com tantos termos em inglês, ainda vemos muita confusão conceitual no mercado. Então, usamos nossa inteligência natural para tirar as suas dúvidas. E garantimos, tudo mais claro, prático (e experimentado) do que você que você pode encontrar no ChatGPT. Confere aí! Employer Brand Na tradução literal, quer dizer marca empregadora. Estamos falando da reputação, da percepção que as pessoas têm da sua empresa como empregadora. Diferente da marca corporativa ou da marca voltada a clientes. Employer Branding Confundiu com o Employer Brand? Calma que a gente explica a diferença. Aqui, estamos falando da gestão da marca empregadora, ou seja, da prática! Fazer gestão de Marca Empregadora nada mais é do que ajudar a organização a conquistar no mercado aquela imagem de um bom lugar para se trabalhar. É promover a experiência de trabalho para candidatos(as) e para as pessoas colaboradoras. Employer Value Proposition (mais conhecido como EVP) É a proposta de valor do empregador. Ela revela o que os talentos mais admiram e curtem na experiência de trabalho e, ao mesmo tempo, as qualidades com que a empresa mais gostaria de ser associada como empregadora. É essa proposta de valor que dá aquela identidade única e verdadeira que ajuda sua empresa a se diferenciar e se posicionar como marca empregadora. Pesquisa de EVP A pesquisa de EVP é o primeiro passo para a construção de credibilidade da marca empregadora de uma empresa. Ela é feita a partir de uma metodologia de investigação apreciativa para descobrir o que pessoas candidatas e colaboradoras percebem de positivo na experiência de trabalhar na empresa Cultura Organizacional A cultura organizacional representa o conjunto de princípios e comportamentos compartilhados pelas pessoas que trabalham na empresa. Mas é importante diferenciar a cultura vivida da cultura desejada. A cultura vivida é aquela que realmente existe e é praticada e observada em uma organização. A cultura desejada são os princípios, valores e comportamentos que ajudam a organização a conquistar seus objetivos e metas). Quando recebemos a missão de comunicar ou desdobrar a cultura, estamos falando da cultura desejada. Pesquisa de Cultura É realizada para identificar a distância entre a cultura vivida na empresa e a desejada. Candidate Experience A candidate experience diz respeito à percepção que as pessoas candidatas têm sobre o processo de recrutamento e seleção de uma empresa. Proporcionar uma experiência positiva, desde a primeira interação até o feedback final, é essencial para construir uma marca empregadora forte. Employee Advocacy (também se refere a Employee Influencers ou programa de embaixadores internos) Employee advocacy refere-se à prática de envolver pessoas colaboradoras na promoção da marca empregadora. Eles se tornam defensores legítimos da empresa, compartilhando suas experiências positivas e promovendo-a em suas redes pessoais e profissionais. Talent Persona Uma talent persona é uma representação fictícia do perfil do talento ideal que a empresa precisa atrair ou engajar. Ela inclui características demográficas, interesses, habilidades, motivações e aspirações profissionais. A definição de personas auxilia na criação de estratégias de employer branding direcionadas e eficientes. Employee Engagement O employee engagement envolve o nível de comprometimento, motivação e satisfação dos colaboradores com a empresa. Estratégias de comunicação interna e employer branding são fundamentais para impulsionar o engajamento e aumentar a retenção de talentos. Pesquisa de Engajamento É uma investigação dos aspectos que impactam o engajamento de quem já trabalha na empresa. Talent Acquisition Aquisição de talentos é o processo de atrair, identificar, recrutar e contratar profissionais qualificados para uma organização. O employer branding desempenha um papel fundamental nesse processo, pois atrai pessoas candidatas alinhadas com os valores e cultura da empresa.
Mulher sorridente segurando um caderno e uma caneta com outra mulher sentada ao fundo.
21 jul., 2023
Essas 10 etapas fundamentais ajudarão na implementação de um programa de Employee Influencers eficiente. Confira no nosso blog.
Mulher com tablet em frente a uma janela
20 jul., 2023
Comunicar a cultura desejada é explicar como a organização deve tomar decisões (princípios inegociáveis) e como as pessoas devem interagir entre si.
Homem usando o celular
15 mar., 2023
O objetivo mais importante de grande parte do que comunicamos internamente é ou deveria ser transformar comportamentos.
Mãe com uma criança, segurando a bandeira do orgulho LGBTQIA+, no colo.
15 mar., 2023
A linguagem é muito mais do que uma escolha consciente de palavras.
Mulher fazendo uma apresentação
15 mar., 2023
Saiba as diferenças e as melhores maneiras de falar sobre cada um.
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