Chegou a hora das não-techs atraírem os disputados techs

Sep 06, 2023

Aviso às não-techs: aproveitem para fortalecer suas marcas empregadoras com pesquisas de EVP e estratégias de Employer Branding.


Depois de tanta disputa pelos talentos techs do mercado, as empresas techs já dispensaram mais de 200 mil profissionais apenas em 2023, segundo o
TechCrunch.


Mas a batalha por talentos não chegou ao fim. A diferença é que agora as não-techs estão disputando com outras não-techs, porque finalmente chegou a hora dessas empresas executarem a promessa da transformação digital. 


Uma
matéria da Exame afirma que o setor que mais busca techs no momento é o agronegócio. Outros setores buscando profissionais tech incluem saúde, FMCG (fast moving consumer goods) e BFSI (banking, financial services, insurance), hotelaria, engenharia, educação, entre outros. 


Se por um lado tudo leva a crer que, por estarem desempregados, talentos techs estarão mais abertos para aceitar uma proposta não-tech, eles continuam com a faca e o queijo na mão. É possível que tenham até mais escolha do que antes, agora que outros leques se abriram. 


Mas as empresas não-techs terão que correr atrás. Techs estão acostumados com uma experiência de trabalho diferenciada, e o cenário da pandemia trouxe ainda mais liberdade para quem já era livre. Hoje, para a grande maioria dos talentos techs, trabalho presencial full time, nem pensar! 


Portanto, este é o momento das não-techs se prepararem para as batalhas de atração que já estão acontecendo no mercado. 


Reunimos aqui algumas dicas:

  1. Encomende uma pesquisa de EVP que leve em consideração o espírito do momento: techs que recém-passaram por layoffs vs grande oferta de não-techs.

  2. Faça um estudo de personas que inclua profissionais tech de diferentes áreas e perfis.

  3. Faça um diagnóstico da jornada e da experiência de trabalho à luz do EVP e das personas de profissionais tech e transforme o que tiver que transformar, muito rápido, para não perder oportunidades de contratação e estabelecer a credibilidade da marca empregadora. 

  4. Incorpore o mindset de Growth Marketing para a sua estratégia de Atração e Retenção, com ações cuidadosamente pensadas para cada fase do funil: de Awareness a Recomendação. 

  5. Desenvolva e execute Employer Branding do jeito que tem que ser: com alinhamento total entre Comunicação interna e Comunicação para atração.


Empresas não-tech que conseguirem se estruturar rapidamente para atrair esses talentos serão mais competitivas. 


O apelo deste artigo da
Fast Company é claro: este é o momento das não-techs adotarem estratégias de atração agressivas e certeiras. 


Se quiser bater um papo sobre o tema, entre em contato!

Share by: