Linguagem inclusiva: um caminho sem volta

Mar 15, 2023

 

A linguagem é muito mais do que uma escolha consciente de palavras. Nosso vocabulário é baseado na cultura, história, hábitos, conveniência, contexto socioeconômico, tradições familiares e sociais que nos trouxeram até aqui.

 

Mas, a forma como nos expressamos, as palavras  que usamos, nossa linguagem e figuras de linguagem,  têm um poder extraordinário de perpetuar preconceitos e estereótipos com relação a gênero, gerações, pessoas com deficiência, raça e etnia, aparência, origem, condição socioeconômica e muito mais.


Por isso, para empresas que querem de fato levar Diversidade & Inclusão a sério, adotar o conceito da linguagem inclusiva torna-se fator crítico para a criação de ambientes de trabalho onde todas as pessoas se sintam bem, não importa quem são, de onde vieram, quem amam e quais são seus desafios.


A tarefa não é fácil. Não importa o estágio de maturidade em que uma organização se encontra na sua jornada de inclusão, transformar o jeito que falamos e que escrevemos  será um desafio gigantesco. Até mesmo pessoas bem-intencionadas vão resistir a uma ou outra ideia.

 

Mas no final das contas, a jornada em direção a um mundo mais inclusivo é caminho sem volta. Teremos que encontrar a forma e o ritmo certo para fazer as mudanças necessárias.

 

Não resta a menor dúvida de que o tema é urgente. Porém, para chegarmos a uma linguagem inclusiva aceita pela maioria, será preciso paciência e uma certa dose de tolerância de todas as partes.

 

 

Em nossa equipe contamos com especialistas em comunicar Diversidade & Inclusão. Conte com a TalentComms para ajudar você e a sua organização a encontrar este caminho.

 



Share by: