EVP e Cultura – o quê e como comunicar?

Mar 15, 2023

 

Notamos que aqui no Brasil ainda há uma certa confusão conceitual entre os termos EVP e Cultura, e dúvidas sobre como trabalhá-los na comunicação. Então, a gente vai simplificar! Vamos lá…



Cultura


Cultura é a forma como as pessoas trabalham juntas e se comportam no ambiente de trabalho. Quando a Comunicação Interna recebe a responsabilidade de comunicar Cultura, na verdade estamos falando da Cultura Desejada da organização, em função de movimentos de transformação do negócio.


A Cultura Desejada é explicada por meio de uma lista de comportamentos definidos em workshops da liderança , que podem ou não envolver colaboradoras e colaboradores de vários níveis. “Comunicar” Cultura Desejada é um desafio que adoramos receber, porque vai muito além da comunicação da Cultura em si. É preciso contextualizar a Narrativa Estratégica completa que conta a história e a razão por trás do movimento de transformação.

E nesse processo, quem deve dar o start é a Comunicação Executiva, CEO e suas(seus) diretas(os). Depois, desdobramos por meio da Comunicação Via Liderança para agregar o contexto dos times e promover interações. Finalmente, trabalhamos canais e campanhas para reforçar o que já foi dito por líderes de todos os níveis.


 

EVP – Employer Value Proposition

 

Já a EVP é a soma do que os talentos mais curtem no ambiente de trabalho – o que pode também incluir alguns aspectos da cultura.

 

Para entender o EVP de uma organização é preciso realizar uma pesquisa envolvendo talentos que representam todos os níveis e funções da empresa. A pesquisa do EVP é baseada na metodologia de Investigação Apreciativa , que tem como premissa estudar e otimizar o core positivo das organizações como base para a criação de um futuro ainda mais promissor. Portanto, o resultado da pesquisa EVP é entregue no formato de pilares e manifestos que explicam o que colaboradoras e colaboradores mais valorizam na experiência de trabalho.


O papel da comunicação é fortalecer esses pilares, com toda a sutileza, no trabalho de
Employer Branding : na Comunicação Interna e na Comunicação para Atração, em todos os pontos de contato da Jornada dos Talentos, e em todas as oportunidades de reforço que a liderança encontrar. Quanto mais sutil for essa comunicação, mais força e legitimidade terá o discurso.



Gostou dessas ideias?
Vem aprofundar o assunto com a gente!



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