Onde promover o EVP na jornada dos talentos?
Nesta etapa, queremos tornar a marca empregadora mais conhecida no mercado, despertando o interesse e o desejo dos melhores talentos em trabalhar em sua empresa.
Site de carreira:
É a vitrine do EVP (proposta de valor da marca empregadora).
LinkedIn institucional:
Deve trazer explicitamente o EVP na página "Sobre" e/ou nas abas "Dia a Dia", além de uma frequência de posts sobre a experiência de trabalho, na voz da empresa e das pessoas que trabalham nela.
LinkedIn de executivos:
O posicionamento da alta liderança na rede também é fundamental para promover e fortalecer a marca empregadora.
Sites de emprego:
Aqui é importante posicionar a marca empregadora e interagir com os usuários para mitigar possíveis aspectos negativos da experiência de trabalho.
PR:
A marca empregadora pode ser referência em matérias sobre carreiras.
Employee Influencers:
Mobilizar as pessoas que trabalham na empresa para levar as mensagens do EVP para seus perfis pessoais em redes sociais traz mais legitimidade à proposta de valor.
Eventos e Campanhas para programas de entrada:
Aqui há muita oportunidade para conectar a proposta de valor da marca empregadora aos desejos e motivações dos talentos juniores.
Parceria com universidades:
É estratégica para acessar jovens talentos. A presença em eventos universitários, como feiras de empregos e palestras, aumenta a visibilidade e posiciona a empresa como uma escolha atraente para os futuros profissionais. Além disso, as empresas podem influenciar no desenvolvimento de competências relevantes para o mercado de trabalho.
Playbook de Vagas:
Os anúncios de vaga também ajudam a promover a marca empregadora. Não se esqueça de conectar as mensagens do EVP nestes textos.
Aqui, é importante preparar o time de A&S para ter o EVP na ponta da língua na hora de abordar e/ou entrevistar pessoas, e também para conectar o EVP nos conteúdos de comunicação com candidatos(as).
Workshop para times de Atração & Seleção:
Um workshop pode ser uma boa saída para ajudar o time a conectar as mensagens do EVP em todos os pontos de contato com pessoas candidatas.
Régua de comunicação com pessoas candidatas:
A experiência de trabalho começa antes mesmo de uma pessoa se candidatar a uma vaga ou ser abordada para participar de um processo. Por isso, dar clareza ao processo seletivo e ter agilidade no retorno, com mensagens coerentes com o EVP, é crucial para gerar uma percepção positiva sobre a empresa.
Queremos que a experiência de onboarding também seja coerente com a proposta de valor da marca empregadora. Por isso, é preciso atuar em:
• Design de experiência para onboarding
• Conteúdos
• Programa de buddies
A história que você conta para os candidatos precisa ser legitimada por quem já trabalha na empresa. A área de Comunicação Interna tem um papel fundamental nesse processo: fazer com que as pessoas percebam a proposta de valor (o EVP) no seu dia a dia, conectando-a o tempo todo na comunicação:
• nos discursos da alta liderança (Comunicação do C-level)
• no dia a dia da comunicação das pessoas gestoras com os respectivos times (comunicação via liderança imediata)
• nos canais
• nas campanhas
• nos comunicados do RH
É preciso pensar em encerrar a relação com a marca empregadora de forma a promover uma boa experiência para que essa pessoa fale bem da empresa, compre seus produtos ou serviços, seja promotora, ou até influenciadora da sua empresa, e recomende-a para os(as) amigos(as).
Manter relacionamento com quem já experimentou trabalhar na empresa pode fazer com que essas pessoas promovam a marca empregadora.
Há diversas formas de estreitar essa relação, seja por meio de redes sociais ou promovendo eventos de relacionamento com pessoas-chave que já passaram pela empresa.